Qual a relação entre psicoterapia e o tratamento da obesidade?

.

Quando a obesidade tem origem emocional e o obeso não faz um trabalho de autoconhecimento através da psicoterapia, para aprender a lidar com suas emoções, seu comportamento continuará sendo o de sabotar qualquer método eficaz para perda de peso, continuando assim, protegido, mas também aprisionado pela obesidade.

Mas afinal, o que é obesidade?

A obesidade é uma doença crônica, que pode ser definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado e tem origem multifatorial, ou seja, distúrbios genéticos, endócrino – metabólico, desequilíbrio nutricional, fatores emocionais e sedentarismo, podendo aparecer de maneira isolada ou com duas ou mais causas combinadas.

Causas da obesidade

A obesidade surge no organismo de alguém quando a quantidade de gorduras ingeridas é muito superior às gorduras queimadas. Isso pode acontecer por causas diversas como:

• Distúrbios genéticos;
  • Endócrino – metabólico;
  • Desequilíbrio nutricional;
  • Fatores emocionais;
  • Sedentarismo;
  • Fatores ambientais;
  • Fatores sociais.

Consequências da obesidade

Os maiores riscos da obesidade não estão no peso em si, mas sim nas doenças associadas à ela. A obesidade pode ser a causa de doenças como:

• Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Problemas nas articulações;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças pulmonares;
  • Apneia do sono;
  • Colesterol elevado.

E as dietas e fórmulas mágicas, funcionam?

Dieta do sol, dieta da lua, pílulas milagrosas, provavelmente você já ouviu falar destas e de tantas outras “receitas” para emagrecimento rápido.

Na ânsia de resultados imediatos, essas soluções difundidas através de crenças populares, ou até mesmo da mídia, surgem como o melhor caminho a seguir. Porém, muitas vezes não é levado em consideração o custo real de cada uma dessas fórmulas.

É notório que você pode efetivamente perder muito peso em um curto período de tempo, mas elas podem acarretar problemas de saúde e a dificuldade na manutenção de uma dieta rigorosa pode levar você a ganhar peso novamente, e, em alguns casos, em número maior do que foi perdido.

Então a cirurgia bariátrica é a solução?

Uma grande descoberta contra a obesidade e outras doenças foi a cirurgia bariátrica (redução de estômago).

Com o grande número de doenças relacionadas à obesidade, muitas vezes este procedimento é imprescindível, porém o que a maioria das pessoas desconhece, é que somente a cirurgia não elimina o problema de forma definitiva.

O pós-cirurgico exige uma completa readaptação, e, nesta etapa, os desafios não são poucos. Caso o paciente não esteja emocionalmente preparado para mudar uma série de hábitos em sua vida, ele pode ter dificuldades na perda e manutenção de peso, e até mesmo voltar à condição anterior.

A psicoterapia pode ser uma grande aliada neste instante, pois através do autoconhecimento é possível manter uma vida saúdavel e equilibrada.